domingo, 28 de março de 2021

NATURE NOW - legendado em português

Em 1989, eu fazia a apresentação de AMBIENTE, em que a RFFSA patrocinava para todas as grandes da LOGISTICA. Tanto o termo logistica, quanto ambiente, eram coisas novas e estava surgindo. O Seminario de cunho INTERNACIONAL, era patrocinado pela SR¨6 da RFFSA e eu fui o condutor da semana do AMBIENTE, que se transformaria em MEIO AMBIENTE.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Esta foto é de minha autoria. Sou Eng° Civil Elias Scalco, ingresso na RFFSA - SR6 em 16 de fev de 1970. Num concurso de engenheiros fui o primeiro a ser chamado. Neste ano eu estava como CHEFE DA SEGURANÇA INDUSTRIAL, designado por haver sido empregado da Petrobrás e ter cursado e praticado CURSO DE BOMBEIRO. Na época houve diversos incendios em locomotivas e nisto me empenhei. Neste acidente da foto não houve incendio e nós nos deslocamos de POA num caminhão de bombeiros em marcha de SIRENE ABERTA, coisa muito emocionante 500 km até o local BAGÉ, RS, quase fronteira com Uruguai. https://www.facebook.com/photo/?fbid=5668002813210662&set=gm.4235930509772866&__cft__[0]=AZXqL51vA0-pcmYtvZrmYdQh2CUqcYYUsaptWqX3UaH-lITw9odyo-TL8FVIkIhmcGW5wJ6BXoVcCyB6chx0dFzMKEQcBH0Eat77kqqR3LbCf69f6uyj4sPWiVrdfDBT9lLTFvV0wXIT5yJqtPmellkGuaauzL8ds9ivi5QRmM3THQ_r0xdBNzDfC2GLDppFh9w&__tn__=EH-R

quinta-feira, 11 de março de 2021

Aventureiros d TPS 26 de janeiro · 🏚Locomotiva 1133 da RFFSA descarregando na Estação de Forqueta, no terminal siderúrgico da antiga transportadora Tegon Valenti. Sem ano da foto, acervo pessoal: Valter Ruaro. #EstaçãoFerroviária #logistica #tranporte #transporteferroviario #ferroviasnoriograndedosul #ferrovias #fotosantigas #trilhos Comentários Elias Scalco A TEGON VALENTI, iria fazer o transporte de bobinas de folhas flandres, da CSN e USIMINAS. Esta foto está mostrando a inauguração dos trabalhos de construção de um desvio ferroviário e rodovia, para os caminhões encostarem no trem e o guindaste faria o transbordo. Foi uma grande festividade, uma vez que Caxias do Sul seria o Polo Metal Mecânico. Eu e o Eng° Heraldo Malerba da Fonseca, Superintendente de Engenharia da SR6-RFFSA, estivemos numa reunião em Caxias do Sul, com autoridades regionais para firmar o acordo, pois os gastos com o trecho de Forqueta a Jabuticaba era bastante alto, e eu era Chefe do Setor de Via Permanente e obras do 1° Distrito em POA. Lembro que eu fiz uma colocação muito severa quanto a responsabilidade dos integrantes do Polo Metal Mecânico, e meu chefe e amigo disse em tom comum na Ditadura; - Cuidado o Scalco é Brizolista. Mas eu era sim, naquela época, e sempre fui um fanático pelo ajustamento de Brasil. Até hoje eu acho que o BRASIL deveria dar valor aos que puxam o trem pela frente, não os que ficam na cauda querendo frear e puxar de ré...Mas nosso empenho não teve o sucesso desejado e Forqueta morreu junto com meu sonho.

sexta-feira, 5 de março de 2021

 Complementa a foto do acidente ocorrido em 1988

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
Vagner Tonatto, Ader Ferreira e outras 27 pessoas
4 comentários
Curtir
Comentar
Compartilhar
Comentários
Ver mais 1 comentário
  • Até hoje aquele trecho é perigoso risco de queda de encosta.
    • Curtir
    • Responder
    • Compartilhar
    • 19 h
  • A locomotiva estava emprestada ao 1°BTFv, e fazia o trem de pedra(TREM LASTRO), para acabamento da linha ferroviária TPS. o ACIDENTE OCORRIDO EM 1968, nada a ver com 1988. Eu estava no trem minuano que conduzia o Ministro Andreazza, e que desembarcou a turma toda alguns metros depois da ponte do Rio Pelotas e recuando o trem para permitir que a comitiva fizesse a pé o túnel ao sul de Sgt Queiroz.
    Nenhuma descrição de foto disponível.
    • Curtir
    • Responder
    • Compartilhar
    • 20 min
  • Nenhuma descrição de foto disponível.
    Cancelar
Foto de Elias Scalco.

A locomotiva estava emprestada ao 1°BTFv, e fazia o trem de pedra(TREM LASTRO), para acabamento da linha ferroviária TPS. o ACIDENTE OCORRIDO EM 1968, nada a ver com 1988. Eu estava no trem minuano que conduzia o Ministro Andreazza, e que desembarcou a turma toda alguns metros depois da ponte do Rio Pelotas e recuando o trem para permitir que a comitiva fizesse a pé o túnel ao sul de Sgt Queiroz.