domingo, 30 de setembro de 2012

PREVISÃO DE FIM DO MUNDO PELOS INDIOS MEXICANOS


http://multimedia.odiaonline.net/
NESTE ANO DE 2012, EM QUE TODOS OS MEXICANOS DIZEM QUE O PLANETA EXPLODIRÁ, DEVEMOS TER EM MENTE QUE SE FOR MENTIRA TEREMOS UM PLANETA PIOR AINDA.
ENTÃO, VAMOS PELA SUSTENTABILIDADE, MANTER NOSSA ESPÉCIE MAIS LIMPA E SAUDÁVEL MANTEREMOS A VIDA DO SISTEMA PLANETÁRIO.

REVISTA FERROVIÁRIA AO SENADO DA REPUBLICA



From:
 
Sent: Wednesday, September 26, 2012 5:10 PM
 
 
Subject: Fwd: REVISTA FERROVIÁRIA


Senadores vão apresentar PL sobre perdas salariais de ferroviários
25/09/2012 - Agência Senado
Aposentados da Rede Ferroviária Nacional entraram na Justiça para tentar acabar com uma situação que os vêm prejudicando. Como a aposentadoria é paga em parte pelo INSS e em parte pela União, quando há reajuste geral para os segurados da Previdência, o valor pago pelo governo federal a título de complementação cai. E, na prática, eles não têm reajuste. O juiz reconheceu que a condição é injusta, mas disse que a lei que criou essa forma de pagamento para os trabalhadores não previu que os salários pudessem ficar estagnados, por isso não há como resolver a questão legalmente. Mas sugeriu a criação de uma nova lei, para reverter a desvalorização dos salários dos ferroviários.
O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse que vai apresentar uma proposta para que os valores pagos pela União sejam reajustados nas mesmas datas e com os mesmos índices dos benefícios da Previdência Social. “Entendo eu que seria fundamental que a gente tomasse a recomendação do Judiciário. Vamos nos comprometer de elaborar um projeto, seguindo a determinação, já que o Judiciário entende que seria preciso uma norma legal para dar o chamado conforto jurídico à situação dos aposentados ferroviários”.
A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, afirmou que vai ajudar a elaborar o projeto, e destacou que o caso é urgente.  “ Acho que, inclusive, é urgente isso. Porque, por exemplo, no Estado do Espírito Santo, nós sabemos que muitos trabalhadores ferroviários estão nessa situação. E é uma luta que eles já vêm travando há muitos anos. Então, a recomendação do Judiciário, na minha opinião, ela é importante, mas ela precisa ser feita o mais rápido possível pelo Congresso Nacional, neste caso, pelo Senado Federal”.
De acordo com os senadores, a desvalorização foi causada principalmente pela privatização da Rede Ferroviária Federal SA. Com a extinção dessa empresa estatal, o número de empregados ativos foi reduzido e os salários congelados, não havendo mais um patamar para igualar os vencimentos dos aposentados.



---------- Mensagem encaminhada ----------
From: e.scalco <scalco.com@gmail.com>
To: Sergio FAEF <sergiomesseder@terra.com.br>, Clarice Aquino Soraggi <clariceaquinos@gmail.com>, FAEF <faef@aenfer.com.br>, Nelson Cruz <aarffsa@aarffsa.com.br>, Lidia AARFFSA <lidmg@terra.com.br>, ASSOC ENG BRU <transfesa@uol.com.br>, "Assoc. B. Pirai" <aapbp@uol.com.br>, "ASSOCIAÇÃO ALAGOAS" <afadaal@yahoo.com.br>, "ASSOCIAÇÃO DO NORDSETE" <afan19@ig.com.br>, "Associação dos Engenheiros da Leopoldina" <aeeflrj@gmail.com>, "Associação João Gomes SP" <assage@greco.com.br>, "Associação Sul Riograndense" <afsr@portoweb.com.br>, AELB <aelb@uol.com.br>, paulopaim <paulopaim@senador.gov.br>
Cc: <ramaohoff@hotmail.com>, Silvio Araujo <silvioeuti@gmail.com>, Newton Pereira <newtoncpereira@gmail.com>, "José Antônio M. Soares" <joseamsoares@terra.com.br>, "José Carlos Flores da Silva" <zcflores@gmail.com>, Paulo Fernando Schwarz <paufer1941@hotmail.com>, "Clóvis Muniz" <c.muniz@globo.com>, AIRES ANTONIO SCALCO <mpscalco@terra.com.br>, Carlos Augusto Menezes <AUGUSTOMENEZES@tubanet.com.br>, Fernando Aprato Rigol <fernandoarigol@yahoo.com.br>, alfonso varesano <varesano@uol.com.br>, Paulo Adalberto Alves Paim <division.voy@zaz.com.br>, sicco <sicco@senge.org.br>, Mario Odone Barbosa Leal <marioodone@terra.com.br>, "dlsouto@terra.com.br" <DLSOUTO@terra.com.br>, Elizeu Benetti <elizeu@portoweb.com.br>, "Belinda Ienczak@terra.com.br" <bienczak@terra.com.br>, Carlos Rodrigues Ribeiro <carlinhos.ribeiro@uol.com.br>, Luiz Carlos Vaz <jornalista.lcvaz@gmail.com>, Roberto Engel de Calasans <recolb@pro.via-rs.com.br>, Carlos Derli Furlan <carloseneusa@terra.com.br>, Elias Carvalho Sotter <eliasc79@gmail.com>, Orlando Flores <orlando_flores@uol.com.br>, Fernando Rubenich <frubenich@gmail.com>, Eduardo Ferreira Pacheco <efpacheco@terra.com.br>, Jaime Ghisi <jaimeghisi@ig.com.br>, Roberto Guedes da Luz <robluz@rffsa.gov.br>, Gilce Hoffmeister <gilcehoff@hotmail.com>, Hiram <hiramd@gmail.com>, Ildefonso Meireles Ribeiro <ilde@terra.com.br>, Jairo Scalco <jairoscalco@yahoo.com.br>, Erni Ernesto Kuhn <pitico@cpovo.net>, kiko oldemar <kikopeab@yahoo.com.br>, Angela Karan <akaran@brturbo.com.br>, Carlos Tadeu Koetz <koetz@portoweb.com.br>, maria helena Scalco <melenascalco@gmail.com>, Marcelo Schimidt Sant'Anna <mss@portoweb.com.br>, Manoel Atilio Rossi <anasusi@via-rs.net>, Ney Pimpao <ney.pimpao@hotmail.com>, Jose Neris <j.neris@hotmail.com>, Jose Nelson Tondo Fagundes <jonefa@uol.com.br>, Amauri Oliveira <amaurideoliveira2008@hotmail.com>, Paulo <paulomei@terra.com.br>, ELIAS SCALCO <scalco.com@gmail.com>, Unifer <unifer10@hotmail.com>, <urpoa@rffsa.gov.br>, Manoel Costa <mgcosta56@yahoo.com.br>, Manoel AEEFL <aeefl@yahoo.com.br>
Date: Fri, 28 Sep 2012 11:42:08 -0300
Subject: Re: Fwd: REVISTA FERROVIÁRIA



COMPANHEIROS,
 
É HORA DE DEMONSTRAR, SENÃO FORÇA, UNIÃO E AINDA CAPACIDADE DE MOBILIZAR NOSSO BRASIL, PERPLEXO COM OS ACONTECIMENTOS  QUE ENVOLVEM ALGUNS DOS POLITICOS BRASILEIROS;
 
AINDA SOMOS A MEMÓRIA FERROVIÁRIA, SOBRE OS TRILHOS QUE FORAM ENTREGUES AO SISTEMA PRIVADO, E QUE A NOSSO VER, DESMERECEU A CONFIANÇA.
 
ENTENDO QUE AS ASSOCIAÇÕES DEVEM REASCENDER O FOCO EM NOSSOS INTERESSES E PEDIR A TODAS AS ASSOCIAÇÕES BRASILEIRAS PARA ENVIAR MENSAGENS A TODOS OS SENADORES E DEPUTATOS, PARA LEMBRAR DE NOSSOS DIREITOS E INTERESSES.
 
COMO A REPORTAGEM DA REVISTA ESTÁ NOS ALERTANDO, É HORA DE TODOS REVISARMOS NOSSAS ANOTAÇÕES E VER OS ENDEREÇOS ELETRONICOS DE CADA POLITICO, ASSIM ENCHEREMOS AS CAIXAS DE CORRESPONDENCIA e/ou, MENSAGENS DELES, QUE SERÃO OBRIGADOS A LER E SENTIRÃO QUE ESTAMOS AINDA EM 90.000 OU MAIS BRASILEIROS PREJUDICADOS, SEM CONTAR SEUS DEPENDENTES QUE TAMBEM DEVERIAM SE PREOCUPAR...
 
ESTAMOS, ATRAVÉS DA SOCIEDADE DOS ENGENHEIROS DA VIAÇÃO FERREA DO RIO GRANDE DO SUL FAZENDO ESTE ALERTA, E HUMILDEMENTE PEDIR QUE REMEXER  O SITE DO SENADO E DA CAMARA DESCOBRIREMOS A CAIXA DO SENADO PARA DESCUBRIR OS ENDEREÇOS ELETRONICOS DE CADA DEPUTADO OU SENADOR, DEVERIA SER NOSSA ATRIBUIÇÃO COMO UNIDADE DESTE GRANDE MALOGRO QUE ALGUNS DAS NOSSAS CHEFIAS PERMITIRAM NO PASSADO OU PRESENTE... 
 
ESTAMOS DESDE TERÇA FEIRA AUSENTES DE PORTO ALEGRE, MAS NA SEGUNDA FEIRA PRÓXIMA, EM NOSSO COMPUTADOR DAREMOS SEGUIMENTO A ESTA MENSAGEM, QUE INSISTO, DEVERIA SER MAIS VIVA E VIGOROSA.


POSTAGEM DO DANIEL LENA SOUTO




> COMPANHEIROS FERROVIÁRIOS BRASILEIROS,
>
>
>
> No dia 25 de setembro, eu me encontrava fora do estado do RGS,  em
> evento que finalizaria em 28 sexta feira, quando diversas ligações
> ao meu celular, entrecortadas e difíceis de entendimento,  me
> solicitavam posição política junto ao SISTEMA.
>
>  Prometi estudar a situação logo na minha chegada a POA, o que
> hoje  vejo e ouço o grito da Diretoria e dos associados da SOCIEDADE
> DOS ENGENHEIROS DA VIAÇÃO FÉRREA DO RIO GRANDE DO SUL, que o
> assunto é da maior importância para os 90.000 ferroviários e muitos
>  outros mais dependentes em todo o Brasil .
>
>  A carta anexa assinada pelas diversas associações de engenheiros,
> representa todo o nosso PROTESTO  junto ao ATUAL SISTEMA
> GOVERNAMENTAL BRASILEIRO,  pela forma de achatamento que nos é
> imposto.
>
>  Nós  todos ferroviários representantes de classe, ou não,
> devemos nos unir e nos fortalecer para mostrar que o isolamento que
> nos foi imposto é descabido e cruel.
>
> O passo dado pelas ASSOCIAÇOES é por nós ACLAMADO, e conclamamos
> todos os grupos ferroviários para uma posição de evidencia.
>
>  Cada ferroviário poderá conseguir o endereço de políticos e
> com mensagens mostrar que a VALEC, ramo ferroviário não privatizado,
> é a verdadeira sombra da RFFSA,  e se o acordo salarial é com a
> VALEC, ela é a nossa atual EMPREGADORA.
>
>  Eng. Elias Scalco, Presidente da SEVFR, gestão 2011-2012
> Entidades não aceitam índice de correção de salário proposto
> para os ferroviários.
>
>
>
> A Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER e a
> Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina –
> AEEFL enviaram carta ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores das
> Empresas Ferroviárias do Estado do Rio de Janeiro, Paulo de Tarso.
>
> As duas entidades, assim como AENCO, AELB  e AERVC não aceitam o
> índice de 5,1% de correção de salário proposto pela VALEC.
>
> Veja o teor da carta clicando no link
> abaixohttp://ferrovias.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/09/0-Carta-Ass
> ociações1.jpg




Em 30 de setembro de 2012 12:09, <dlsouto@terra.com.br> escreveu:
Scalco!

Muito boa a carta de protesto da sevfrgs.
Devemos mandar copia para os sindicatos também
Os email podem ser conseguidos com o nosso.
Um abraço
Daniel


On Dom 30/09/12 01:06 , "e.scalco" scalco.com@gmail.com sent:



>

POSTAGEM ENG MUNIZ S/PL SENADO FEDERAL - noticia da REVISTA FERROVIARIA


Fwd: Fwd: REVISTA FERROVIÁRIA
Entrada
x

Clóvis Muniz 
27 set (3 dias atrás)
para ramaohoffSilvioNewtonJoséJoséPaulomim
Prezados.
Ja não era sem tempo. Vamos colaborar com pressão no legislativo. Abraços.
Clóvis Muniz.
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: argeo otharan <aotharan@terra.com.br>
Data: 27 de setembro de 2012 08:49
Assunto: ENC: Fwd: REVISTA FERROVIÁRIA
Para: daniel <dlsouto@terra.com.br>, marleny <marlenyws@terra.com.br>, muniz <c.muniz@globo.com>





------- Mensagem encaminhada ----------
From: e.scalco <scalco.com@gmail.com>
To: Sergio FAEF <sergiomesseder@terra.com.br>, Clarice Aquino Soraggi <clariceaquinos@gmail.com>, FAEF <faef@aenfer.com.br>, Nelson Cruz <aarffsa@aarffsa.com.br>, Lidia AARFFSA <lidmg@terra.com.br>, ASSOC ENG BRU <transfesa@uol.com.br>, "Assoc. B. Pirai" <aapbp@uol.com.br>, "ASSOCIAÇÃO ALAGOAS" <afadaal@yahoo.com.br>, "ASSOCIAÇÃO DO NORDSETE" <afan19@ig.com.br>, "Associação dos Engenheiros da Leopoldina" <aeeflrj@gmail.com>, "Associação João Gomes SP" <assage@greco.com.br>, "Associação Sul Riograndense" <afsr@portoweb.com.br>, AELB <aelb@uol.com.br>, paulopaim <paulopaim@senador.gov.br>
Cc: <ramaohoff@hotmail.com>, Silvio Araujo <silvioeuti@gmail.com>, Newton Pereira <newtoncpereira@gmail.com>, "José Antônio M. Soares" <joseamsoares@terra.com.br>, "José Carlos Flores da Silva" <zcflores@gmail.com>, Paulo Fernando Schwarz <paufer1941@hotmail.com>, "Clóvis Muniz" <c.muniz@globo.com>, AIRES ANTONIO SCALCO <mpscalco@terra.com.br>, Carlos Augusto Menezes <AUGUSTOMENEZES@tubanet.com.br>, Fernando Aprato Rigol <fernandoarigol@yahoo.com.br>, alfonso varesano <varesano@uol.com.br>, Paulo Adalberto Alves Paim <division.voy@zaz.com.br>, sicco <sicco@senge.org.br>, Mario Odone Barbosa Leal <marioodone@terra.com.br>, "dlsouto@terra.com.br" <DLSOUTO@terra.com.br>, Elizeu Benetti <elizeu@portoweb.com.br>, "Belinda Ienczak@terra.com.br" <bienczak@terra.com.br>, Carlos Rodrigues Ribeiro <carlinhos.ribeiro@uol.com.br>, Luiz Carlos Vaz <jornalista.lcvaz@gmail.com>, Roberto Engel de Calasans <recolb@pro.via-rs.com.br>, Carlos Derli Furlan <carloseneusa@terra.com.br>, Elias Carvalho Sotter <eliasc79@gmail.com>, Orlando Flores <orlando_flores@uol.com.br>, Fernando Rubenich <frubenich@gmail.com>, Eduardo Ferreira Pacheco <efpacheco@terra.com.br>, Jaime Ghisi <jaimeghisi@ig.com.br>, Roberto Guedes da Luz <robluz@rffsa.gov.br>, Gilce Hoffmeister <gilcehoff@hotmail.com>, Hiram <hiramd@gmail.com>, Ildefonso Meireles Ribeiro <ilde@terra.com.br>, Jairo Scalco <jairoscalco@yahoo.com.br>, Erni Ernesto Kuhn <pitico@cpovo.net>, kiko oldemar <kikopeab@yahoo.com.br>, Angela Karan <akaran@brturbo.com.br>, Carlos Tadeu Koetz <koetz@portoweb.com.br>, maria helena Scalco <melenascalco@gmail.com>, Marcelo Schimidt Sant'Anna <mss@portoweb.com.br>, Manoel Atilio Rossi <anasusi@via-rs.net>, Ney Pimpao <ney.pimpao@hotmail.com>, Jose Neris <j.neris@hotmail.com>, Jose Nelson Tondo Fagundes <jonefa@uol.com.br>, Amauri Oliveira <amaurideoliveira2008@hotmail.com>, Paulo <paulomei@terra.com.br>, ELIAS SCALCO <scalco.com@gmail.com>, Unifer <unifer10@hotmail.com>, <urpoa@rffsa.gov.br>, Manoel Costa <mgcosta56@yahoo.com.br>, Manoel AEEFL <aeefl@yahoo.com.br>
Date: Fri, 28 Sep 2012 11:42:08 -0300
Subject: Re: Fwd: REVISTA FERROVIÁRIA


COMPANHEIROS,
É HORA DE DEMONSTRAR, SENÃO FORÇA, UNIÃO E AINDA CAPACIDADE DE MOBILIZAR NOSSO BRASIL, PERPLEXO COM OS ACONTECIMENTOS  QUE ENVOLVEM ALGUNS DOS POLITICOS BRASILEIROS;
AINDA SOMOS A MEMÓRIA FERROVIÁRIA, SOBRE OS TRILHOS QUE FORAM ENTREGUES AO SISTEMA PRIVADO, E QUE A NOSSO VER, DESMERECEU A CONFIANÇA.
ENTENDO QUE AS ASSOCIAÇÕES DEVEM REASCENDER O FOCO EM NOSSOS INTERESSES E PEDIR A TODAS AS ASSOCIAÇÕES BRASILEIRAS PARA ENVIAR MENSAGENS A TODOS OS SENADORES E DEPUTATOS, PARA LEMBRAR DE NOSSOS DIREITOS E INTERESSES.
COMO A REPORTAGEM DA REVISTA ESTÁ NOS ALERTANDO, É HORA DE TODOS REVISARMOS NOSSAS ANOTAÇÕES E VER OS ENDEREÇOS ELETRONICOS DE CADA POLITICO, ASSIM ENCHEREMOS AS CAIXAS DE CORRESPONDENCIA e/ou, MENSAGENS DELES, QUE SERÃO OBRIGADOS A LER E SENTIRÃO QUE ESTAMOS AINDA EM 90.000 OU MAIS BRASILEIROS PREJUDICADOS, SEM CONTAR SEUS DEPENDENTES QUE TAMBEM DEVERIAM SE PREOCUPAR...
ESTAMOS, ATRAVÉS DA SOCIEDADE DOS ENGENHEIROS DA VIAÇÃO FERREA DO RIO GRANDE DO SUL FAZENDO ESTE ALERTA, E HUMILDEMENTE PEDIR QUE REMEXER  O SITE DO SENADO E DA CAMARA DESCOBRIREMOS A CAIXA DO SENADO PARA DESCUBRIR OS ENDEREÇOS ELETRONICOS DE CADA DEPUTADO OU SENADOR, DEVERIA SER NOSSA ATRIBUIÇÃO COMO UNIDADE DESTE GRANDE MALOGRO QUE ALGUNS DAS NOSSAS CHEFIAS PERMITIRAM NO PASSADO OU PRESENTE... 
ESTAMOS DESDE TERÇA FEIRA AUSENTES DE PORTO ALEGRE, MAS NA SEGUNDA FEIRA PRÓXIMA, EM NOSSO COMPUTADOR DAREMOS SEGUIMENTO A ESTA MENSAGEM, QUE INSISTO, DEVERIA SER MAIS VIVA E VIGOROSA.


From:
Sent: Wednesday, September 26, 2012 5:10 PM
Subject: Fwd: REVISTA FERROVIÁRIA


Senadores vão apresentar PL sobre perdas salariais de ferroviários
25/09/2012 - Agência Senado
Aposentados da Rede Ferroviária Nacional entraram na Justiça para tentar acabar com uma situação que os vêm prejudicando. Como a aposentadoria é paga em parte pelo INSS e em parte pela União, quando há reajuste geral para os segurados da Previdência, o valor pago pelo governo federal a título de complementação cai. E, na prática, eles não têm reajuste. O juiz reconheceu que a condição é injusta, mas disse que a lei que criou essa forma de pagamento para os trabalhadores não previu que os salários pudessem ficar estagnados, por isso não há como resolver a questão legalmente. Mas sugeriu a criação de uma nova lei, para reverter a desvalorização dos salários dos ferroviários.
O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse que vai apresentar uma proposta para que os valores pagos pela União sejam reajustados nas mesmas datas e com os mesmos índices dos benefícios da Previdência Social. “Entendo eu que seria fundamental que a gente tomasse a recomendação do Judiciário. Vamos nos comprometer de elaborar um projeto, seguindo a determinação, já que o Judiciário entende que seria preciso uma norma legal para dar o chamado conforto jurídico à situação dos aposentados ferroviários”.
A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, afirmou que vai ajudar a elaborar o projeto, e destacou que o caso é urgente.  “ Acho que, inclusive, é urgente isso. Porque, por exemplo, no Estado do Espírito Santo, nós sabemos que muitos trabalhadores ferroviários estão nessa situação. E é uma luta que eles já vêm travando há muitos anos. Então, a recomendação do Judiciário, na minha opinião, ela é importante, mas ela precisa ser feita o mais rápido possível pelo Congresso Nacional, neste caso, pelo Senado Federal”.
De acordo com os senadores, a desvalorização foi causada principalmente pela privatização da Rede Ferroviária Federal SA. Com a extinção dessa empresa estatal, o número de empregados ativos foi reduzido e os salários congelados, não havendo mais um patamar para igualar os vencimentos dos aposentados.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


  • Jairo Almeida compartilhou a foto de Ricardo Reischak.
    TREM MINUANO DA ANTIGA VIAÇÃO FÉRREA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, PARADO JUNTO A ESTAÇÃO DE ROCA SALES/RS, NOS IDOS DE 1950....
     ·  ·
     ·  ·  ·  · há 5 horas · 

      • Elias Scalco Veja o jeep do 1º Blfv, e este TREM MINUANO, estava aguardando a comitiva do Ministro Andreazza, e uma montanha de ALTOS CUTURNOS, inclusive imprensa e REVISTA MANCHETE, para a viagem a Sargento Queiroz, ou seja a inaugurção do trecho até Santa Catarina. No trem existiam três estudantes de Engenharia: Zanetti de Criciuma, Bordin e ELias Scalco de Guaporé, RS. Foi em 1968. O trem foi bloqueado em Cel Salgado devido a uma barreira, e depois seguir ate SC, na volta por motivos estratégicos, subiu de Jaboticaba para Bento Gonçalves, mas antes de chegar em Sao Luiz ao sair de um tunel descarrilou e nos tivemos que caminhar por alguns quilometros de madrugada ate a estação de Sao Luiz que estava abandonada, tivemos que arrombar a porta e telegrafar ao Batalhao que mandou jeeps para nos apanhar e nos dar de comer em Bento Gonçalves , RS, BRASIL. Anos depois conheci o Engº Leocádio que era o chefe de trem. Grande figura.
        há 2 minutos · 




quarta-feira, 19 de setembro de 2012

JOAO FRANCISCO GOULART


Re: [FERROVIARIOS AMIGOS] NO BLOG DA SOC ENG DA VIAÇÃO FÉRREA DO RIO GRANDE...
Entrada
x

João Francisco Goulart  notification+zrdohdoz6irf@facebookmail.com
19:44 (5 horas atrás)
para FERROVIARIOS
Elias Scalco parabéns...
João Francisco Goulart19 de Setembro de 2012 19:44
Elias Scalco parabéns pela visão amigo. Cuidado sim, temer jamais! Abraços,
Publicação original
Elias Scalco
Elias Scalco19 de Setembro de 2012 16:22
NO BLOG DA SOC ENG DA VIAÇÃO FÉRREA DO RIO GRANDE DO SUL, ENCONTRA-SE A POSTAGEM ABAIXO QUE POR MUITAS VEZES RECEBEU A NOTA: "CUIDADO..."
Ver publicação no Facebook · Editar configurações de e-mail · Responda a este e-mail para adicionar um comentário.


[FERROVIARIOS AMIGOS] Blog Falando de História: 137 anos da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul
Entrada
x

Julio Cesar Leal Ayres  notification+zrdohdoz6irf@facebookmail.com
00:06 (41 minutos atrás)
para FERROVIARIOS

QUINTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2011

137 anos da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul

Há 137 anos, era inaugurada a primeira linha férrea do Rio Grande do Sul, confiram o texto do "Blog Porto Alegre uma História Fotográfica":
A Estrada de Ferro Porto Alegre a Novo Hamburgo foi a primeira implantada em território gaúcho. Sua criação começou a ser discutida na Assembléia Provincial em 1866, tendo em vista a necessidade de construir uma ferrovia que possibilitasse o escoamento da produção agrícola do Vale dos Sinos, zona de colonização alemã. Os objetivos da imigração estavam plenamente justificados porque São Leopoldo se transformara num verdadeiro celeiro e também no epicentro do processo de ocupação dos vales e encostas da serra.
O transporte fluvial satisfez as necessidades da zona colonial até que as pressões exercidas pela demanda e a vitalidade da produção, condicionaram sua insuficiência e exigiram novas alternativas. Após vários meses de debates a Assembléia Provincial decide, em 1866, abrir concorrencia pública para a abertura de uma estrada de ferro. Um grupo empresarial britanico representado pelo Sr. John Mac Ginity foi o vencedor com um projeto que previa a construção de uma linha férrea entre Porto Alegre e Novo Hamburgo em duas etapas. Na primeira fase, em três anos, a linha ligaria Porto Alegre a São Leopoldo e posteriormente, em mais dois anos, chegaria ao então povoado de Novo Hamburgo em um percurso que totalizava 43 Kms. Após alguns entraves, vencidos por modificações no contrato original, os trabalhos são inaugurados oficialmente no dia 26 de novembro de 1871 na cidade de São Leopoldo. A partir desta data as obras se iniciaram e no dia 14 de abril de 1874 ocorreu a solene inauguração do primeiro trecho.Tinha uma extensão de 33.756 mts. E compreendia as estações de Porto Alegre, Canoas,Sapucaia e São Leopoldo. Somente em 1876 é que foi inaugurada a estação de Novo Hamburgo. Com isso se completava o traçado previsto inicialmente.A companhia deu por encerradas as obras no dia 08 de maio de 1877. 
A companhia começou a operar comercialmente em 1874 com o nome de “The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway”.
Esta linha férrea ligava Porto Alegre à zona colonial alemã e era inevitável que provocasse profundas alterações ao longo dos 43 quilometros De sua extensão. Encurtou as distancias, acelerou o comércio e a produção e alterou a paisagem de forma bastante significativa.
Em 15 de agosto de 1903, foi inaugurado o prolongamento da linha de Novo Hamburgo até Taquara em uma extensão de 46 quilometros. Esta linha tinha as estações intermediárias de Hamburgo Velho, Canudos, Campo Bom, Sapiranga, Amaral Ribeiro, Nova Palmeira, Campo Vicente e Parobé.
Os ingleses controlaram a estrada durante três décadas até ser encampada pelo governo da União em 6 de junho de 1905. Após a emcampação, a estrada foi transferida para a Compagnie Auxiliare des Chemins de Fer au Brésil de capital belga.Em 1920 a velha e pioneira estrada foi incorporada pela Viação Férrea do Rio Grande do Sul (V.F.R.G.S.) que imediatamente, em 1922, prolongou a linha até Canela graças aos esforços e ao denodo do empresário João Corrêa Ferreira da Silva que bancou econômica e financeiramente o empreendimento. A linha Porto Alegre -Taquara - Canela tinha 149 Kms. de extensão além de trinta estações e paradas.
A desativação desta estrada ocorreu por etapas. Em março de 1963 o trecho entre Novo Hamburgo e Canela foi suprimido por ser considerado anti-economico. Em 1965 o trecho entre a Estação Rio dos Sinos e Novo Hamburgo foi desativado pelos mesmos motivos. O movimento de trens entre esteio e São Leopoldo foi paralisado em 1980 e finalmente, em 1982 a ferrovia foi totalmente desativada.
Atualmente, o Trensurb realiza o mesmo trajeto entre Porto Alegre e Novo Hamburgo que a velha ferrovia iniciou fazendo há 137 anos. Isto somente comprova o acerto histórico e a correta decisão política que foi a  implantação desta estrada de ferro pioneira.


Imagens da Antiga Estação São Leopoldo 

A estação, sem data, ainda em sua forma original.
Foto do livro Centro de preservação da história da ferrovia no
Rio Grande do Sul 
A estação em 11/2003. Foto Paulo Szabadi
Fotos: Site Estações Ferroviárias do Brasil